quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Resenha: Jogos Vorazes.

Sinopse: Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?





















Eu estava querendo ler esse livro fazia um tempo, tinha ouvido vários comentários a respeito, e então encontrei ele em uma das livrarias daqui, ou melhor dizendo, na livraria onde a maior parte dos livros que eu leio são e vão continuar sendo comprados. Bem, eu amei a capa, dá uma sensação de mistério não é mesmo? Bem, a capa do livro não é tão chamativa, mas ela tem seu potencial que é despertar a curiosidade. eu estava lá para ir ver outro livro (dos quais ainda tenho que comprar), quando vi esse,e e desisti do outro imediatamente, e bem, não me arrependi.
Jogos Vorazes é um ótimo livro, o universo que a autora criou é fantástico, o modo como Katniss narra é bem interessante, apesar das vezes a personagem chegar a ser irritante, não porque ela é pessimista, mas ela é muito estratégica, praticamente tudo o que ela faz é para mante-la viva. Se bem que desde que seu pai morreu, a personagem virou uma "sobrevivente", como a mãe do Peeta diz. Eu amei a Katniss, apesar dela ser estratégica, é diferente das garotinhas indefesas, ela é exatamente ao contrário, ela que cuida de tudo, e na "relação" que ela acaba tendo com Peeta nos Jogos, como diria um amigo meu ela é o "Macho da Relação", ela cuida dele e arranja suprimentos. 
Peeta que é o outro Tributo do Distrito 12, acaba se mostrando um ótimo jogador, mas assim como Katniss eu meio que fiquei confusa com ele, porque você não consegue saber se as atitudes dele foram para se manter vivo, para manter ela viva, ou apenas para vencer o jogo. E você não tem certeza se ele está mentindo ou falando a verdade, mas acho que é mais porque Katniss o descreve sempre com desconfiança e como um ótimo jogador e mentiroso. 
Bem teme outros personagens como Cinna, achei ele incrível, Haymitch, engraçado, irritante, mas com certeza um dos meus personagens preferidos, e Rue, garotinha do Distrito 11 que se alia com Katniss, e que acaba fazendo com que Katniss tenha ainda mais raiva da Capital. 
Tem também o Gale, que é o melhor amigo da Katniss e com certeza ela sente algo a mais por ele, mas não admite, e isso fica ainda mais confuso quando Peeta aparece, e em fim, dá a impressão que vai ser um triângulo amoroso, ou não, mas tenho certeza que vai ser interessante. 
O livro, apesar de ter uma pitadinha de romance, é praticamente aventura o tempo inteiro, estratégias, batalhas, a vida dura, fome, caçadas, tudo descrito perfeitamente, e de um modo que te prende do início ao fim do livro, e com o fim incrivelmente sedutor e que te deixa curioso para comprar o próximo livro, Jogos Vorazes é um daqueles livros que você vai querer ir correndo na livraria comprar a continuação. 


Bem, Jogos Vorazes vai ser transformado em filme ainda esse ano, e tenho certeza que esse filme promete! Aí vai o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário