Pular para o conteúdo principal

Canetas e justiça

                Particularmente falando odeio biologia. Não porque realmente odeio, mas não é algo que eu vá trabalhar pelo resto da minha vida, então normalmente quando estou resolvendo os exercícios e procurando aulas no youtube sobre os assuntos, deixo-me entrar em notícias e conversas sobre assuntos que eu gosto.
                Como direito, filosofia, luta feminista, fatos históricos, etc...
                Normalmente navegar nessas coisas me deixa extremamente decepcionada com a humanidade, mas eu ainda acredito em justiça. Ou acreditava até dois fatos incrivelmente estranhos entrarem em uma sincronia e extrapolarem o meu nível de fatos que podem ser ignorados e que não são relevantes para fazer um texto.
                Não que existam fatos irrelevantes para isso, mas quando você está no terceirão tentando estudar para o vestibular e tem uma mente que adora pensar sobre assuntos, você precisa elencar os seus pensamentos e o seu tempo.
                E eu juro que eu não ia elencar falar sobre isso. Mas é algo necessário e precisa ser feito.
                Hoje, vendo as notícias, deparo-me com um post sobre uma menina que foi estuprada e que os estupradores colocaram o vídeo na internet, até aí já é um fato para gerar revolta, um estupro é algo terrível, mas os comentários embaixo da denúncia foi o fato que gerou o estopim da minha decepção. A maioria deles era tirando sarro da situação ou tentando de alguma maneira defender aqueles “caras” ou falando em matar.
                “Ah, mas Bibi se você não concorda com estupro por que não concorda que esses caras devem ser mortos?”, porque primeiro o nosso país tem coisinhas chamadas leis e segundo porque ele tem o poder judiciário que atua junto ao ministério público e a polícia e eles devem tomar as medidas para que sim essas pessoas sejam punidas, mas como prevê a lei, pois justiça com as próprias mãos não leva a lugar nenhum.
                E quanto aos que tentavam defender, pelo amor de Deus, estupro é crime e não preciso nem comentar que tentar achar uma desculpa para um ato desses é tão bizarro e errado quanto tirar sarro da situação.
                Ótimo, mas aí você deve estar se perguntando “Ah, mas no Brasil a justiça não funciona”, e aí... Bem, e aí eu vou ter que concordar, porque sim a nossa justiça entrou em um caos sem fim.
                Por quê?
                Porque a humanidade é uma porcaria? Não, não é por isso, eu ainda acredito na gente. A culpa é das pessoas que estão atuando no direito. A culpa é do ego delas. A culpa é delas acharem que são deuses só porque cuidam das leis do país (que aliás só funcionam para os três P’s – entendedores, entenderão), que por terem a maldita caneta que assina sentenças de quinta e anda por cima mal escritas elas podem abusar desses poderes, cuspirem na nossa constituição e nos nossos códigos, desrespeitarem colegas que mesmo não sendo concursados públicos estão lá batalhando pelo direito de alguém do povo que merece sim ser julgado, mas com justiça e não com tirania e brutalidade para satisfazer a fome de sangue de um povo alienado que fica analisando condenações e não fatos.
                A culpa da nossa justiça estar assim é daqueles que invés de trabalharem em pro da sociedade, como seu cargo bem diz que devem fazer, ficam cuidado de casos que já estão resolvidos, que se deixam assustar pelo dinheiro das elites dominantes, que tem medo, inveja e que disputar contra seus colegas de profissão, que mesmo podendo estar em cargos que parecem opostos tem um único objetivo: fazer que se cumpra a lei.
                A culpa é nossa por deixar que servidores públicos ganhem um salário tão hediondo para assinar documentos, abusar de autoridade, acharem que só por usarem colarinho branco tem direitos a mais daquele que dá seu coro construindo os malditos prédios em que orgulhosamente moram e ostentam o salário que você paga, porque o dinheiros deles vem do seu imposto.
                E ainda descontentes com a impressão de poder e com seu salário altíssimo, ainda aceitam propina, puxam o saco daqueles que acham que tem dinheiro e fazem de tudo, menos o que devem.
                Fazem tudo, menos o que juraram.
                E enquanto promotores de justiça, juízes, advogados e delegados corruptos corrompem o sistema fazendo confusões em sala de audiência e obstruindo a justiça tem estupradores estuprando moças inocentes, empresários explorando e roubando a força de trabalho de seus trabalhadores e você aí de otário servindo de plateia para sentenças de pessoas que só sabem segurar canetas.
                Mas ainda assim, mesmo nesse caos eu ainda tenho esperança. Porque ainda existem agulhas perdidas no meio desse palheiro e enquanto houver uma pequena chama de justiça brilhando tudo ainda pode ser salva. E eu pretendo seguir nessa área para não deixar ela se apagar, mas mesmo você, que quer ser médico ou até mesmo biólogo, se você não cobrar os seus direitos e entender as suas leis eu não poderei realizar o trabalho que eu quero, porque enquanto aceitarmos calados o governo e a justiça desse jeito, nada irá mudar.
                E se não mudarmos, no final só teremos cinzas e lágrimas.

                E nós não somos fênix para renascer das cinzas, mas somos humanos que podem fazer o fogo brilhar novamente ostentando com orgulho o fogo da justiça. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O poeta do exílio.

e Sinopse:  Pedro e Júlia estavam animados. Sua banda era finalista do festival estudantil Vozes de Classe. O regulamento exigia que as músicas se inspirassem em poetas brasileiros. Cada banda interpretou essa exigência à sua maneira. Precisavam agora animar a torcida. Os jovens criam cartazes, lançam torpedos, folhetos etc. E precisam também reunir informações sobre Gonçalves Dias, o autor do poema que deu origem à música classificada. Então, Pedro teve a ideia de criar um blog especial. Nasceu assim o BlogDoDias. Ali cabia tudo o que se relacionasse a Gonçalves Dias: poemas, cartas, artigos de jornal, documentos da época do poeta... Enfim, o blog agitou a galera e acabou se transformando em um completo dossiê sobre o poeta. No meio de todo esse agito, Pedro e Júlia parece que estão...Ah, os poemas de amor de Gonçalves Dias... Certo, hoje de manhã a linda da coordenadora do colégio apareceu com os livros que iremos ler esse trimestre, eu nem um pouco metida, já li o meu livro, prime

Sorria

Somos felizes sem saber, pois a felicidade, é a certeza que estamos vivos. Então hoje, sorria, e dance, grite e cante. Seja feliz! Comece hoje a espalhar a felicidade pelo mundo! Pois se ele acabar amanhã, sua vida terá valido a pena! Sorria, e viva o momento! B.

Selo: Liebster Award

Olá gente, tudo bem com vocês? Hoje vim responder uma TAG/selo, que o blog Imemoriavel  me indicou. Obrigada pela indicação ^.^ Bem, vamos ao que deve ser feito: Essa TAG/selo tem como função divulgar novos blogs, e tem 4 tarefas: Falar 11 coisas sobre você, responder 11 perguntas feitas pelo o blog que lhe indicou, indicar 11 blogs com menos de 200 seguidores e fazer 11 perguntas para os indicados. 11 coisas sobre mim: 1-Nasci no mesmo dia que a Coco Chanel.  2-Além de amar ler, eu amo escrever. 3-Não me sinto confortável emprestando livros, é como se a pessoa estivesse arrancando um pedaço de mim. 4-Minhas inspirações internacionais são: Neil Gaiman e J.K Rowling. 5-Minhas inspirações nacionais são: Renata Ventura, Carolina Munhoz, Raphael Draccon, André Vianco e Eduardo Spohr. 6-Sou fissurada em livros de fantasia e adoro escrever nesse gênero. 7-Meu atual sonho de consumo são as edições encadernadas com todos os volumes de Sandman do Neil Gaiman (sim, são H