Pular para o conteúdo principal

Resenha: O poeta do exílio.

e

Sinopse: Pedro e Júlia estavam animados. Sua banda era finalista do festival estudantil Vozes de Classe. O regulamento exigia que as músicas se inspirassem em poetas brasileiros. Cada banda interpretou essa exigência à sua maneira. Precisavam agora animar a torcida. Os jovens criam cartazes, lançam torpedos, folhetos etc. E precisam também reunir informações sobre Gonçalves Dias, o autor do poema que deu origem à música classificada. Então, Pedro teve a ideia de criar um blog especial. Nasceu assim o BlogDoDias. Ali cabia tudo o que se relacionasse a Gonçalves Dias: poemas, cartas, artigos de jornal, documentos da época do poeta... Enfim, o blog agitou a galera e acabou se transformando em um completo dossiê sobre o poeta. No meio de todo esse agito, Pedro e Júlia parece que estão...Ah, os poemas de amor de Gonçalves Dias...

Certo, hoje de manhã a linda da coordenadora do colégio apareceu com os livros que iremos ler esse trimestre, eu nem um pouco metida, já li o meu livro, primeiro porque fiquei curiosa com o título, e segundo essa sinopse me deixou bem intrigada, e até interessada no livro. 
O livro é bem legal, principalmente porque ele mostra a história de um dos grandes poetas brasileiros de uma maneira mais jovem, uma maneira que não fica difícil de entender, e faz com que seja interessante aprender um pouco mais sobre a literatura brasileira. A leitura flui  rápido, porque a linguagem, mesmo nos poemas de Dias, é uma linguagem mais fácil, e normalmente a autora explica o poema, e isso torna bem interessante. 
A história do livro passa meio que em volta da vida de Antônio Gonçalves Dias, deixando a história de Júlia e Pedro mais como se eles fossem coadjuvantes. Mas é interessante a parte que aparece eles, e é mais legal ainda porque os trechos que vão aparecendo sobre o Gonçalves Dias fecha com a história, e isso é uma parte bem legal. 
O livro é ótimo, eu não tinha dado muito crédito para ele, achei que a professora de Literatura tinha errado e feio na escolha, mas aí eu comecei a ler e adorei, bem bom, melhor do que alguns que eu já li. Então eu recomendo a leitura se alguém se interessar por livros que sejam quase como biografias, mas tenham uma linguagem mais jovem.
Ah detalhe, o livro tem algumas ilustrações e o jeito que ele foi impresso, é super legal, as páginas, e ilustrações, e inclusive a capa, ficaram ótimos, ainda mais com a própria história, muito bom mesmo. 

Por B. 







Comentários

  1. Tao show de bola que eu dormi na pag 2

    ResponderExcluir
  2. Mt bom o livro ,principalmente quando vc quer dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHUAHSUAH Pra quem gosta de história fica interessante, sério, teve um livro que meu professor de história me emprestou, aquele sim é bom pra dormir SHUAHS

      Excluir
  3. nossa que legal o site e tudo mais , o começo da historia ta apagado.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por ter escrito esse resumo do livro, me fez tira um 8 na prova.
    Se puder na proxima vez coloca o questionario do livro ai respondido

    ResponderExcluir
  5. Porque o livro tem o título " o poeta do exílio"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque fala sobre Gonçalves Dias que escreveu aquele poema chamado "Canção do exílio"

      Excluir
  6. Após o nascimento de Gonçalves dias qual foi o destino de Vicência mendes Ferreira, sua mae?

    ResponderExcluir
  7. vc pode colocar as respostas do suplemento de leitura,q vem junto com o livro?:)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sorria

Somos felizes sem saber, pois a felicidade, é a certeza que estamos vivos. Então hoje, sorria, e dance, grite e cante. Seja feliz! Comece hoje a espalhar a felicidade pelo mundo! Pois se ele acabar amanhã, sua vida terá valido a pena! Sorria, e viva o momento! B.

Selo: Liebster Award

Olá gente, tudo bem com vocês? Hoje vim responder uma TAG/selo, que o blog Imemoriavel  me indicou. Obrigada pela indicação ^.^ Bem, vamos ao que deve ser feito: Essa TAG/selo tem como função divulgar novos blogs, e tem 4 tarefas: Falar 11 coisas sobre você, responder 11 perguntas feitas pelo o blog que lhe indicou, indicar 11 blogs com menos de 200 seguidores e fazer 11 perguntas para os indicados. 11 coisas sobre mim: 1-Nasci no mesmo dia que a Coco Chanel.  2-Além de amar ler, eu amo escrever. 3-Não me sinto confortável emprestando livros, é como se a pessoa estivesse arrancando um pedaço de mim. 4-Minhas inspirações internacionais são: Neil Gaiman e J.K Rowling. 5-Minhas inspirações nacionais são: Renata Ventura, Carolina Munhoz, Raphael Draccon, André Vianco e Eduardo Spohr. 6-Sou fissurada em livros de fantasia e adoro escrever nesse gênero. 7-Meu atual sonho de consumo são as edições encadernadas com todos os volumes de Sandman do Neil Gaiman (sim, são H