O que dizer de Guerra e Paz?

Guerra e Paz faz um retrato da Rússia durante as Guerras Napoleônicas, de 1805 a 1812, tendo o epílogo alguns anos depois em 1820 (se não me engano), Ele retrata as diversas faces da Rússia em seus personagens, que são diferentes entre si em ideais, crenças e paixões. Temos personagens extremamente crentes em Deus, temos personagens ateus, temos personagens que admiram Napoleão, temos personagens que o odeiam, mas todos são fiéis ao Imperador.
Os personagens no geral são bem desenvolvidos, tendo mudanças psicológicas significativas do começo do romance até o final dele, sendo que principalmente Pierre e Andrei terão essas mudanças, o que é muito legal de acompanhar porque torna os pensamentos e as ações desses personagens dentro daquele contexto muito mais interessantes.
O livro traz cenas cotidianas, típicas da cultura russa, como também cenas de bailes, cenas de guerra, cenas tristes que são retratadas de um modo que você só percebe o que está lendo depois que ou já está em lágrimas, ou rindo.
Temos romance, complicações amorosas, tentativa de "sequestro", drama, mas essa é apenas uma pequena parte da história, ela não se foca apenas entre Natacha e seus amores. Guerra e Paz é muito além disso, apesar de que eu tenho a impressão que Tolstoi colocou essas questões para falar sobre a moral que ele acreditava e também sobre a instabilidade da personagem, que por vezes você ama, por vezes você odeia.
A questão é que apesar de termos personagens fortes, verossímeis e que você se interessa pelo seu destino, como Sônia, Natacha, Andrei, Pierre, Mária, Nikolai Rostov, e os demais personagens que nos são apresentados, a verdade é que eles só fazem parte do livro, não são o livro. Eles são parte do cenário, mantém o interesse, trazem lições inesquecíveis em suas ações, dramas e pensamentos, mas os comentários do autor, o modo que os insere é que transforma Guerra e Paz em um daqueles clássicos russos que você precisa ler antes de morrer.
Ao menos nessa tradução do Rubens Figueredo a linguagem não é complicada o que torna a leitura fluida.
Tolstoi nos guia em avalanches de emoções, em cenas tensas e rápidas, em cenas mais densas e demoradas, em um ritmo que é constante, gostoso e maravilhoso.
Cada página vale a pena, cada momento da leitura é único.
Adorei a experiência de ter lido Guerra e Paz, das reflexões de Tolstoi e claro dos personagens apresentados e de seu destino que também nos é contado.,
Seja meu amigo no Skoob Me segue no instagram @rosesforbibi
Beijinhos ;*
B.
P.S: Para quem não sabe a leitura desse livro foi realizada porque está rolando o Projeto Lendo Guerra e Paz, no canal Tiny Little Things, da Tatiana Feltrin. A leitura ainda está em andamento e você pode conferir os vídeos da Tati comentando a leitura aqui.
Comentários
Postar um comentário