sexta-feira, 9 de março de 2012

Resenha: O poeta do exílio.

e

Sinopse: Pedro e Júlia estavam animados. Sua banda era finalista do festival estudantil Vozes de Classe. O regulamento exigia que as músicas se inspirassem em poetas brasileiros. Cada banda interpretou essa exigência à sua maneira. Precisavam agora animar a torcida. Os jovens criam cartazes, lançam torpedos, folhetos etc. E precisam também reunir informações sobre Gonçalves Dias, o autor do poema que deu origem à música classificada. Então, Pedro teve a ideia de criar um blog especial. Nasceu assim o BlogDoDias. Ali cabia tudo o que se relacionasse a Gonçalves Dias: poemas, cartas, artigos de jornal, documentos da época do poeta... Enfim, o blog agitou a galera e acabou se transformando em um completo dossiê sobre o poeta. No meio de todo esse agito, Pedro e Júlia parece que estão...Ah, os poemas de amor de Gonçalves Dias...

Certo, hoje de manhã a linda da coordenadora do colégio apareceu com os livros que iremos ler esse trimestre, eu nem um pouco metida, já li o meu livro, primeiro porque fiquei curiosa com o título, e segundo essa sinopse me deixou bem intrigada, e até interessada no livro. 
O livro é bem legal, principalmente porque ele mostra a história de um dos grandes poetas brasileiros de uma maneira mais jovem, uma maneira que não fica difícil de entender, e faz com que seja interessante aprender um pouco mais sobre a literatura brasileira. A leitura flui  rápido, porque a linguagem, mesmo nos poemas de Dias, é uma linguagem mais fácil, e normalmente a autora explica o poema, e isso torna bem interessante. 
A história do livro passa meio que em volta da vida de Antônio Gonçalves Dias, deixando a história de Júlia e Pedro mais como se eles fossem coadjuvantes. Mas é interessante a parte que aparece eles, e é mais legal ainda porque os trechos que vão aparecendo sobre o Gonçalves Dias fecha com a história, e isso é uma parte bem legal. 
O livro é ótimo, eu não tinha dado muito crédito para ele, achei que a professora de Literatura tinha errado e feio na escolha, mas aí eu comecei a ler e adorei, bem bom, melhor do que alguns que eu já li. Então eu recomendo a leitura se alguém se interessar por livros que sejam quase como biografias, mas tenham uma linguagem mais jovem.
Ah detalhe, o livro tem algumas ilustrações e o jeito que ele foi impresso, é super legal, as páginas, e ilustrações, e inclusive a capa, ficaram ótimos, ainda mais com a própria história, muito bom mesmo. 

Por B. 







14 comentários:

  1. Bem legal mesmo!!! (=

    ResponderExcluir
  2. Tao show de bola que eu dormi na pag 2

    ResponderExcluir
  3. Mt bom o livro ,principalmente quando vc quer dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHUAHSUAH Pra quem gosta de história fica interessante, sério, teve um livro que meu professor de história me emprestou, aquele sim é bom pra dormir SHUAHS

      Excluir
  4. nossa que legal o site e tudo mais , o começo da historia ta apagado.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por ter escrito esse resumo do livro, me fez tira um 8 na prova.
    Se puder na proxima vez coloca o questionario do livro ai respondido

    ResponderExcluir
  6. Porque o livro tem o título " o poeta do exílio"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque fala sobre Gonçalves Dias que escreveu aquele poema chamado "Canção do exílio"

      Excluir
  7. Após o nascimento de Gonçalves dias qual foi o destino de Vicência mendes Ferreira, sua mae?

    ResponderExcluir